Barbitúricos: você é alérgico a medicamentos?

Os barbitúricos são medicamentos que pertencem a um grupo de medicamentos classificados como depressivos. Estas drogas são comumente prescritos para pessoas que sofrem de doenças como a epilepsia.

O que é a alergia a medicamentos?
Os barbitúricos são usados também durante a administração de anestesia geral. Antes do uso generalizado de outra classe de medicamentos conhecidos como os benzodiazepínicos, os barbitúricos também é usado para tratar condições tais como a ansiedade e a insónia. A administração de barbitúricos geralmente não está associada a nenhum efeito adverso maior do que a sonolência, tonturas e perda da coordenação dos movimentos. Estes efeitos geralmente tendem a diminuir com o tempo. Em alguns casos raros, você pode tender a desenvolver erupções cutâneas, comichão ou urticária, assim como você tome esta medicação. Nestes casos é chamado alérgicas a medicamentos. Os sintomas alérgicos também podem desenvolver-se poucas horas depois de que o fármaco foi administrado.

Foi descrito alergia a medicamentos com o uso destes fármacos durante a anestesia geral. Foi observado que os indivíduos desenvolvem erupções cutâneas após a administração de barbitúricos antes dos procedimentos cirúrgicos. Outros sintomas de alergia também podem ser observadas em muitas pessoas que são alérgicas a medicamentos.
A exata causa da alergia aos barbitúricos não é conhecida, embora se tenha observado padrão hereditário, em alguns casos. Em outros casos, a alergia a medicamentos pode se desenvolver em pessoas que podem estar a tomar outros medicamentos. A alergia a medicamentos pode ocorrer em casos raros sem causa subjacente.
Quais são os sintomas da alergia a medicamentos?
Os sintomas de alergia a medicamentos podem ser semelhantes aos de outras reações alérgicas. Alguns deles podem incluir formação de erupções cutâneas, urticária e vermelhidão da pele, pontos de sangramento nos lábios, em áreas de coloração esbranquiçada na boca, ou inchaço da língua, lábios, rosto ou a boca. Estes sintomas podem ocorrer imediatamente após a administração de barbitúricos ou depois de algumas horas. Se você está tomando barbitúricos, pela primeira vez, então você deve olhar para fora para o aparecimento desses sintomas. Informe imediatamente ao seu prestador de cuidados de saúde se você notar qualquer um destes sintomas de alergia. A administração de barbitúricos durante o procedimento de anestesia geral pode dirigir às vezes a reacções alérgicas. Os médicos geralmente buscam a presença dos sintomas de alergia antes de realizar qualquer outro procedimento.
Em casos severos, pode-se desenvolver sibilos e pode estar associado com dificuldade para respirar. A falta de consciência, confusão, dor abdominal e diarreia também se pode observar em alguns dos casos. As pessoas que sofrem destes sinais e sintomas devem ser admitidos em um hospital imediatamente para evitar complicações adicionais. Em alguns casos, as alergias barbitúricas podem levar a situações que ameaçam a vida.
Como sei se sou alérgico a medicamentos?
Não há procedimentos de teste para verificar a alergia a medicamentos. Se o médico tiver alguma dúvida sobre a alergia a medicamentos, pode aconselhar que tome o medicamento em doses baixas e verifique se há sintomas de alergia. Se você desenvolver qualquer sintoma de alergia após a administração da dose inicial, então se pode chamar de alergia a medicamentos. Embora os sintomas da alergia podem desenvolver-se poucas horas após a administração do medicamento, podem não aparecer por alguns dias em alguns casos. Você pode estar seguro de alergia a medicamentos se desenvolve sintomas alérgicos depois do consumo de barbitúricos e não consumiu nenhum outro medicamento ou alimento que cause alergias. Geralmente é necessária uma consulta ao médico para confirmar a observação realizada.
Como tratar a alergia a medicamentos?
As pessoas que desenvolvem reacções alérgicas graves, que se caracterizam pela ocorrência de erupções cutâneas associadas a sintomas de dispneia, choque ou dificuldades respiratórias devem ser internadas imediatamente ao hospital para evitar a morte. Os médicos podem administrar medicamentos antialérgicos e levar a cabo outras medidas para salvar vidas ou prevenir complicações.
Em casos leves a moderados de alergia a medicamentos, a interrupção do fármaco pode ser a única solução necessária. As erupções cutâneas e outros sintomas podem desaparecer alguns dias após a suspensão do fármaco. Em alguns casos, também pode ser necessário alterar a dose do fármaco. É possível que deva tomar alguns medicamentos antialérgicos para reduzir a gravidade dos sintomas nos casos em que as erupções cutâneas são muito extensas.
Tome nota do padrão de sintomas que se apresentam após a administração de barbitúricos. Pode ser útil para o prestador de cuidados médicos alterar a dose ou o tipo de fármaco que se administra. Fale com o seu prestador de cuidados de saúde sobre as possíveis opções, se é alérgico a medicamentos.
Como posso prevenir a alergia a medicamentos?
A alergia a medicamentos barbitúricos não se pode provar como com a penicilina. Portanto, o diagnóstico de alergia a medicamentos é feito só depois de começar a desenvolver reações alérgicas após a administração da medicação. No entanto, uma vez que você sabe que é alérgico a medicamentos, pode tomar certas medidas para evitar a exposição a este medicamento. Tome nota da reação alérgica que sofreu após a administração de barbitúricos e informe o seu prestador de cuidados de saúde. Isso iria ajudar o prestador de cuidados de saúde ajustar a dose ou evitar o uso de barbitúricos.
Alguns medicamentos podem reagir de forma cruzada com os barbitúricos e provocar reações alérgicas. Portanto, é aconselhável informar ao médico sobre todos os medicamentos que você está consumindo enquanto ele está prescrevendo medicamentos.
Informe imediatamente ao seu prestador de cuidados de saúde se você notar qualquer sintoma de alergia a medicamentos para evitar qualquer complicação. Siga os conselhos do prestador de cuidados de saúde fundo se nota alguma reação alérgica.
Supõe-se que deve se submeter a qualquer procedimento sob anestesia geral e é alérgico a medicamentos, certifique-se de que o seu médico saiba sobre a alergia. Também informe ao médico se você é alérgico a qualquer outro medicamento. Isto ajuda-o a planear o seu procedimento em conformidade e certificar-se de que não desenvolve nenhuma complicação durante os procedimentos.